quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Envolvências (?)

(este post merece uma referência à sua co-autora, pela inspiração, a Sílvia)

Pois bem, estava eu a falar da festa de Natal da escolinha da minha prole, quando a Sílvia me perguntou se tinha TPC, que é como quem diz algum fato para costurar ou outra coisa que tal.

E eu prontamente respondi que, felizmente, não. Na escolinha dos meus, até ao momento, são uns queridos e nunca tivemos esses pasteis impingidos, com o pomposo nome de "envolver os pais nas actividades dos filhos". Sim sim, porque para mim isso não é envolver os pais, é quase escravizá-los. Então eu tenho o trabalho, a casa, os putos e ainda tinha de estar longas horas a costurar (no meu caso, de profunda inaptidão, eu diria longos dias a tentar costurar)? Lembrei-me logo de um episódia das "Donas de Casa desesperadas" em que a Lynette começa a tomar aqueles comprimiditos para os putos hiperactivos, que dão pica aos adultos, de maneira a conseguir dar resposta a todas as "envolvências" da comunidade escolar.

Envolver os pais na vida dos putos acho que passará por um tipo de actividades que implique EFECTIVA envolvência, e não estar horas e horas e horas a fazer costura e a pedir aos putos calma e sossego para se conseguir costurar enquanto eles estão acordados.
Ajudar em pesquisas sobre temas, descobrir com eles coisas para se discutir escola, para mim isso sim é envolvência.

Na escola dos meus, até agora, nunca fizeram isso. A colaboração das vestimentas tem-se limitado a enviá-los vestidos de uma determinada cor. O resto é construído por eles.
E honestamente espero que, quando a Leonor mude de escola, o esquema continue a ser este. Estou-me mesmo a imaginar a costurar um fatinho de Rei Mago. Ou isso ou contratar uma costureira. Chiça!

8 comentários:

sissi disse...

ai que não posso... bolas q tu n existes...e és rápida q te fartas a escrever estas pérolas...já pensaste em escrever os textos para o herman? O tipo anda decandente há tanto tempo, podias devolver-lhe o brilho de outros tempos

Rita disse...

olha que já tinha tb pensado nisso.

Na escola da minha pois que tb não pedem nada disso. Limitam-se a pedir uma peça ou collants de determinada cor ,mas mais nada...

alias eu nunca poderia fazer nada pq nem jeito tenho:P

Loira disse...

Nem mais. Não podia estar mais de acordo. Eu vou à escola e participo nas activdades sempre que posso e me solicitam. Tb me disponho sempre a arranjar o que pedem (geralmente, desperdícios que eles reciclam) e, no ano passado, fiz o enfeite para a árvore de Natal (que ainda está dentro do que as minhas apetências manuais permitem). Trabalhos de costura nunca me pediram... e espero que não o façam nunca, que não sei mais do que pregar um botão.

Anónimo disse...

Era só o que faltava... porem os desgraçadinhos dos pais a costurar até ás tantas depois de terem uma daquelas noites de birras ao jantar, birras aos banho, birras pra contar determinada historia, birras para impingir a mãezona pra dormir com ele, pffff... olha na escola do meu puto, a envolvencia tem sido totalmente monetária... é dinheiro pra passeios, dinheiro para cabazes de natal, vender rifas, comparticipar com fraldas e tretas para uma instituição... eles devem achar que temos cara de pai natal, só pode

mas concordo contigo, a envolvencia não deverá partir por ai, mas sim, por actividades em conjunto, eu é que não tou a ver como é que um costurar dum fato ou um despenar de carteira vai fazer os pais se envolverem com a escola do puto...

jocas

Mamã Pirata disse...

Concordo ctg,os PAIS ja tem tanto que fazer.
Estar cm eles é uma coisa ,passar horas em frente a uma maq.é outra.

Sofia disse...

LOL
Mas pedem esse tipo de coisas aos pais?? A sério??
Eu vivo mesmo noutro mundo à parte...Venham cá pedir coisas chatinhas à brava de se fazer e acho que o puto vai mascarado de saco de batata (mesmo com um saco de batata, LOL)
Bjocas

Jo disse...

A mim nao me dão dessas coisas. Olha a mim, que nem um botão sei cozer.
Este ano mandaram um desenho de uma arvore de Natal que tinhamos de colorir com os miudos.
Menos mal, isso fez-me bem, e a miuda adoroou.

Cristina disse...

Na escola das pequenas pedem muitas coisas... Envolve trabalhos manuais e o N.! Eu só compro os materiais. Depois expõem tudo na entrada. Por acaso, acho piada. Como não sou eu que faço. LOL

Cristina